Os 7 Passos Para Engajar e Manter a Motivação da Equipe Para Uma Maior Produtividade

Os 7 Passos Para Engajar E Manter A Motivação Da Equipe Para Uma Maior Produtividade 2 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A motivação dentro de uma empresa é fundamental. Sem o empenho e a vontade dos próprios funcionários o empreendimento simplesmente não consegue se desenvolver.

Mas nem sempre manter essa questão motivacional é simples, principalmente quando se está trabalhando em equipe. Afinal, motivar um conjunto de pessoas é mais difícil do que individualmente.

Nesse artigo será abordada algumas dicas para melhorar o motivacional dos empregados e, consequentemente, aumentar a produtividade dentro da empresa.

Os 7 Passos Para Engajar E Manter A Motivação Da Equipe Para Uma Maior Produtividade (3) - Contabilidade em Natal - RN | Blog - Azevedo Contabilidade

Motivação e produtividade

Motivação e produtividade são palavras que andam juntas, quanto a isso não restam dúvidas.

Uma equipe que esteja motivada, com toda a certeza, irá render mais do que aquela que não vê afinidade com a empresa, com seus líderes ou com suas funções.

Basta fazer uma análise individual: aqueles dias onde não estamos contentes com a nossa função ou com o nível de reconhecimento que a empresa dá, acabamos rendendo menos.

Quando os interesses estão alinhados e o ambiente de trabalho é agradável, o funcionário rende muito mais. Não porque se sente obrigado a isso, mas porque tem vontade de ajudar a empresa a crescer.

Inclusive, essa é a questão principal: o funcionário deve entender que o crescimento da empresa também depende dele e que ele é peça fundamental na estrutura empresarial. Deve se sentir parte responsável do processo.

Sete passos para despertar a motivação

  1. Seja líder e não chefe

O primeiro ponto importante para motivar uma equipe é agir como um líder, jamais como um chefe. Qual a diferença? O líder faz parte da equipe e trabalha junto, o chefe apenas demanda ordens e é autoritário.

2. Valorize as pequenas conquistas

Mesmo que seja algo pequeno e que talvez não gere muitos resultados imediatos para a empresa, valorizar cada passo da equipe é muito importante. Isso dará ânimo para que eles continuem se esforçando.

3. Faça a equipe entender que todos devem trabalhar junto

É muito comum que as equipes não se vejam como um grupo, mas, sim, apenas como funcionários individuais. É importante fazer com que entendam que a equipe é uma célula e que cada um depende do outro.

4. Grandes equipes geram grandes resultados

Quanto mais engajada, enturmada e alinhada for a equipe, melhores serão os resultados. Uma dica é sempre mostrar os casos bem-sucedidos quando a equipe realmente se comportou como tal.

5. Transparência

É importante que haja uma transparência entre gestor e equipe, assim como entre os membros da própria equipe.

6. Não dê prioridade ou preferência

O gestor não deve dar preferência para nenhum funcionário da equipe, isso pode acabar gerando um atrito entre os funcionários, diminuindo o rendimento e a produtividade.

Escute a equipe

É muito importante que o gestor escute a sua equipe. Não haverá motivação se os funcionários sentirem que não são ouvidos e que não têm lugar na empresa.

Os 7 Passos Para Engajar E Manter A Motivação Da Equipe Para Uma Maior Produtividade (1) - Contabilidade em Natal - RN | Blog - Azevedo Contabilidade

Integração é importante

A integração de uma equipe chega a ser uma questão cultural, onde a empresa toda deve estar ciente da importância de uma boa equipe dentro do ambiente de trabalho.

Não é simples, principalmente porque há questões competitivas entre os funcionários. É por isso que o espírito de equipe deve ser trabalhado constantemente entre toda a empresa.

A motivação é algo chave nisso. Seguir as sete dicas apresentadas é um bom caminho, mas cada gestor deve avaliar a sua equipe pontualmente para entender qual é a raiz do problema.

Entender o porquê da falta de motivação, fica mais fácil direcionar as medidas a serem tomadas para melhorar a produtividade do grupo.

Conheça a Azevedo Contabilidade!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Captura De Tela 2021 07 26 Às 15.53.50 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

RENDIMENTOS DE YOUTUBER CONSIDERAÇÕES GERAIS – PESSOA JURÍDICA

A presente matéria tem por objetivo apresentar informações acerca da atividade de youtuber pela pessoa jurídica, no sentido da constituição, da possibilidade em ser Microempreendedor Individual (MEI) e quanto a tributação de receitas decorrente de operações no mercado interno e

45109e88 6a70 491a Aa48 E098d1030a58 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Regimes tributários possíveis para sociedades de advogados

No texto de hoje falaremos sobre alguns regimes tributários  possíveis para as sociedades de advogados e a incidência de impostos e contribuições federais para as mesmas, conforme o regime tributário adotado.  SIMEI  Esse sistema só é possível para profissionais que

Ae382da3 7cdd 483a A845 0d9e688ae283 Contabilidade Em Natal Rn | Blog Azevedo Contabilidade - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Investimentos isentos de Imposto de Renda

Ainda existem muitos mitos sobre aplicações financeiras e impostos que afastam possíveis novos investidores. Muitos ainda se perguntam se serão obrigados a declarar Imposto de Renda (IR) sobre o que investirem. A resposta é depende, nem sempre!  Existem muitos investimentos

E468b212 14d4 499e Ba91 B720390a35a1 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Transação excepcional de dívidas com a PGFN

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 14. 402/2020, de 17 de Junho de 2020. A publicação estabelece novas condições para a transação excepcional na cobrança de créditos administrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Business intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, refere-se à infraestrutura…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top