O Que é Business Intelligence (BI)? Porquê Investir Nisso?

O Que é Bussines Intelligence (bi) Porquê Investir Nisso (3) Contabilidade Em Natal Rn | Blog Azevedo Contabilidade - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Business intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, refere-se à infraestrutura processual e técnica que coleta, armazena e analisa os dados produzidos pelas atividades de uma empresa. 

BI é um termo amplo que abrange mineração de dados, análise de processos, benchmarking de desempenho, análise descritiva e outras ferramentas de coleta e processamento.

A necessidade de BI foi derivada do conceito de que os gerentes com informações imprecisas ou incompletas tenderão, em média, a tomar decisões piores do que se tivessem informações melhores.

O Que é Bussines Intelligence (bi) Porquê Investir Nisso (2) - Contabilidade em Natal - RN | Blog - Azevedo Contabilidade

Objetivos do Business intelligence

Assim, o Business intelligence tem como objetivo analisar todos os dados gerados por uma empresa e apresentar relatórios mais fáceis de digerir e de serem analisados, com medidas de desempenho e tendências que permitem melhores decisões de gerenciamento, transformando dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão.

Além da “métrica padrão”, como medidas financeiras, as ferramentas Business intelligence revelam o impacto das práticas no desempenho dos funcionários, na satisfação geral da empresa, nas conversões, no alcance da mídia e em vários outros fatores

Business Intelligence x Big Data

Ao comparar big data x Business intelligence, algumas pessoas usam o termo big data ao se referir ao tamanho dos dados, enquanto outras usam o termo em referência a abordagens específicas da análise.

O Big data pode fornecer informações fora das fontes de dados da própria empresa, servindo como um recurso expansivo. Portanto, é um componente da inteligência de negócios.

Isso significa que os dois diferem basicamente na quantidade e no tipo de dados que eles incluem. Como inteligência de negócios é um termo genérico, os dados considerados parte do BI são muito mais abrangentes do que os que se enquadram na big data.

BI abrange todos os dados, desde relatórios de vendas hospedados em planilhas do Excel até grandes bancos de dados online. Big data, por outro lado, consiste apenas nesse último.

As ferramentas envolvidas nos processos de big data e business intelligence também diferem. O software de BI de nível básico tem a capacidade de processar fontes de dados padrão, mas pode não estar equipado para gerenciar big data.

O Que é Bussines Intelligence (bi) Porquê Investir Nisso (1) - Contabilidade em Natal - RN | Blog - Azevedo Contabilidade

Como aplicar ferramentas BI em uma empresa e as suas vantagens

  • Agilizar tarefas

O software BI permite a geração de relatórios regulares por meio de automatização, o que possibilita aos profissionais dispensar a necessidade de planilhas e programas de processamento de texto em vários casos.

Por exemplo, a ferramenta pode ser utilizada na produção de relatórios semanais apontando as vendas da semana anterior por região geográfica atendida. Essa tarefa seria muito mais demorada se realizada manualmente.

  • Aumento da lucratividade

As ferramentas BI podem ser utilizadas em diversos setores para melhorar a lucratividade. Um exemplo simples é na área de estoque. Os setores com um ciclo comercial sazonal pronunciado geralmente acham muito difícil otimizar seu armazenamento.

Para resolver esse problema, algumas empresas apostaram no uso de BI usando técnicas baseadas em sistema de suporte à decisão (DSS) e análise exaustiva dos dados históricos de vendas e inventário de produtos de armazém.

Em muitos casos, os resultados obtidos tornaram possível um redesenho muito mais eficiente e lucrativo de todo o processo logístico e produtivo de armazenamento.

  • Detecção e correção de problemas

Existem muitas empresas, afetadas por desvios orçamentários significativos, discrepâncias entre os parâmetros operacionais estimados e as metas estabelecidas.

Uma análise dos objetivos estratégicos da própria empresa por meio de ferramentas integradas a BI (como Balanced Scorecard), pode detectar rapidamente o motivo desses desvios e permitir sua rápida correção.

Independentemente do setor, as ferramentas de Business intelligence podem desempenhar um papel essencial na visualização de dados para discernir informações valiosas.

Conheça a Azevedo Contabilidade!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Captura De Tela 2021 07 26 Às 15.53.50 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

RENDIMENTOS DE YOUTUBER CONSIDERAÇÕES GERAIS – PESSOA JURÍDICA

A presente matéria tem por objetivo apresentar informações acerca da atividade de youtuber pela pessoa jurídica, no sentido da constituição, da possibilidade em ser Microempreendedor Individual (MEI) e quanto a tributação de receitas decorrente de operações no mercado interno e

45109e88 6a70 491a Aa48 E098d1030a58 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Regimes tributários possíveis para sociedades de advogados

No texto de hoje falaremos sobre alguns regimes tributários  possíveis para as sociedades de advogados e a incidência de impostos e contribuições federais para as mesmas, conforme o regime tributário adotado.  SIMEI  Esse sistema só é possível para profissionais que

Ae382da3 7cdd 483a A845 0d9e688ae283 Contabilidade Em Natal Rn | Blog Azevedo Contabilidade - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Investimentos isentos de Imposto de Renda

Ainda existem muitos mitos sobre aplicações financeiras e impostos que afastam possíveis novos investidores. Muitos ainda se perguntam se serão obrigados a declarar Imposto de Renda (IR) sobre o que investirem. A resposta é depende, nem sempre!  Existem muitos investimentos

E468b212 14d4 499e Ba91 B720390a35a1 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Transação excepcional de dívidas com a PGFN

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 14. 402/2020, de 17 de Junho de 2020. A publicação estabelece novas condições para a transação excepcional na cobrança de créditos administrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Procurar aconselhamento contábil durante a abertura de empresa pode realmente…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top