A motivação dentro de uma empresa é fundamental. Sem o empenho e a vontade dos próprios funcionários o empreendimento simplesmente não consegue se desenvolver.
Mas nem sempre manter essa questão motivacional é simples, principalmente quando se está trabalhando em equipe. Afinal, motivar um conjunto de pessoas é mais difícil do que individualmente.
Nesse artigo será abordada algumas dicas para melhorar o motivacional dos empregados e, consequentemente, aumentar a produtividade dentro da empresa.
Motivação e produtividade
Motivação e produtividade são palavras que andam juntas, quanto a isso não restam dúvidas.
Uma equipe que esteja motivada, com toda a certeza, irá render mais do que aquela que não vê afinidade com a empresa, com seus líderes ou com suas funções.
Basta fazer uma análise individual: aqueles dias onde não estamos contentes com a nossa função ou com o nível de reconhecimento que a empresa dá, acabamos rendendo menos.
Quando os interesses estão alinhados e o ambiente de trabalho é agradável, o funcionário rende muito mais. Não porque se sente obrigado a isso, mas porque tem vontade de ajudar a empresa a crescer.
Inclusive, essa é a questão principal: o funcionário deve entender que o crescimento da empresa também depende dele e que ele é peça fundamental na estrutura empresarial. Deve se sentir parte responsável do processo.
Sete passos para despertar a motivação
- Seja líder e não chefe
O primeiro ponto importante para motivar uma equipe é agir como um líder, jamais como um chefe. Qual a diferença? O líder faz parte da equipe e trabalha junto, o chefe apenas demanda ordens e é autoritário.
2. Valorize as pequenas conquistas
Mesmo que seja algo pequeno e que talvez não gere muitos resultados imediatos para a empresa, valorizar cada passo da equipe é muito importante. Isso dará ânimo para que eles continuem se esforçando.
3. Faça a equipe entender que todos devem trabalhar junto
É muito comum que as equipes não se vejam como um grupo, mas, sim, apenas como funcionários individuais. É importante fazer com que entendam que a equipe é uma célula e que cada um depende do outro.
4. Grandes equipes geram grandes resultados
Quanto mais engajada, enturmada e alinhada for a equipe, melhores serão os resultados. Uma dica é sempre mostrar os casos bem-sucedidos quando a equipe realmente se comportou como tal.
5. Transparência
É importante que haja uma transparência entre gestor e equipe, assim como entre os membros da própria equipe.
6. Não dê prioridade ou preferência
O gestor não deve dar preferência para nenhum funcionário da equipe, isso pode acabar gerando um atrito entre os funcionários, diminuindo o rendimento e a produtividade.
Escute a equipe
É muito importante que o gestor escute a sua equipe. Não haverá motivação se os funcionários sentirem que não são ouvidos e que não têm lugar na empresa.
Integração é importante
A integração de uma equipe chega a ser uma questão cultural, onde a empresa toda deve estar ciente da importância de uma boa equipe dentro do ambiente de trabalho.
Não é simples, principalmente porque há questões competitivas entre os funcionários. É por isso que o espírito de equipe deve ser trabalhado constantemente entre toda a empresa.
A motivação é algo chave nisso. Seguir as sete dicas apresentadas é um bom caminho, mas cada gestor deve avaliar a sua equipe pontualmente para entender qual é a raiz do problema.
Entender o porquê da falta de motivação, fica mais fácil direcionar as medidas a serem tomadas para melhorar a produtividade do grupo.
Conheça a Azevedo Contabilidade!