Transação excepcional de dívidas com a PGFN

E468b212 14d4 499e Ba91 B720390a35a1 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 14. 402/2020, de 17 de Junho de 2020. A publicação estabelece novas condições para a transação excepcional na cobrança de créditos administrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

Através dessa medida o governo espera viabilizar a superação da situação transitória de crise econômico-financeira dos devedores inscritos em dívida ativa da União, em função dos efeitos do novo Coronavírus (Covid-19) em sua capacidade de geração de resultados e na perspectiva de recebimento dos créditos inscritos. 

Entre os benefícios da nova transação excepcional  está o parcelamento dos débitos em até 133 meses, a redução de encargos a título de juros e multas em até 100%, observando o limite da porcentagem disposto para cada modalidade de transação. 

Quem pode aderir a nova transação excepcional 

  • Pessoas físicas 
  • Empresários Individuais 
  • Microempresas 
  • Empresas de pequeno porte 
  • Instituições de ensino 
  • Santas Casas de Misericórdia 
  • Sociedade Cooperativas 
  • Demais organizações de sociedade civil de que trata a Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014
  • Demais pessoas jurídicas, cujo o débito atualizado seja igual ou inferior a R$150 milhões 
  • Contribuintes em processo de recuperação judicial 

Para aderir ao benefício é preciso que a capacidade de pagamento do contribuinte seja insuficiente para liquidação integral de todo o passivo fiscal inscrito em dívida ativa, no prazo estimado de 60 meses, o que será avaliado e constatado  pela PGFN logo após o pedido de adesão. 

Vale destacar que não podem ser incluídos na transação débitos junto ao Simples Nacional, ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e de multas criminais. 

Classificação dos Créditos 

Após ser constatada a incapacidade de pagamento da dívida, os créditos inscritos em dívida ativa da União serão classificadas pelo grau de recuperabilidade da dívida, conforme descrito abaixo: 

Tipo A: Alta perspectiva de recuperação 

Tipo B: Média perspectiva de recuperação 

Tipo C: Difícil perspectiva de recuperação 

Tipo D: Irrecuperável 

Receberão o desconto de multas, juros e encargos apenas os créditos classificados como de difícil recuperação ou irrecuperáveis. 

Os valores inscritos em dívida ativa da União de pessoas jurídicas com falência decretada, em recuperação judicial ou extrajudicial, em liquidação judicial ou em intervenção ou liquidação extrajudicial, independente da data de sua ocorrência serão considerados irrecuperáveis. 

Período para adesão 

Os contribuintes interessados, que preencherem os requisitos necessários para adesão ao benefício, deverão fazer a solicitação através do portal Regularize até a data limite de 29 de dezembro de 2020. Para pessoa jurídica será necessário informar ou apresentar os seguintes documentos: 

  • Endereço completo;
  • Nome, CPF e endereço completo dos atuais sócios, diretores, gerentes e administradores;  
  • Receita bruta mensal, de janeiro a dezembro, relativa aos exercícios de 2019 e 2020, sendo a do ano vigente até o mês da data de requerimento do benefício;
  • Declaração da quantidade de empregados, com vínculo formal, a partir de janeiro de 2020;
  • Fluxo de contratos de trabalhos suspensos no exercício de 2020, com fundamento no artigo 8º, da Medida Provisória nº936, de 1º de abril de 2020;
  • Valor total dos bens, direitos e obrigações da pessoa jurídica existentes no mês anterior a adesão. 

Aproveite o benefício da nova transação excepcional e regularize seus débitos inscritos em dívida ativa da União. Dúvidas? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

Conheça a Azevedo Contabilidade 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Captura De Tela 2021 07 26 Às 15.53.50 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

RENDIMENTOS DE YOUTUBER CONSIDERAÇÕES GERAIS – PESSOA JURÍDICA

A presente matéria tem por objetivo apresentar informações acerca da atividade de youtuber pela pessoa jurídica, no sentido da constituição, da possibilidade em ser Microempreendedor Individual (MEI) e quanto a tributação de receitas decorrente de operações no mercado interno e

45109e88 6a70 491a Aa48 E098d1030a58 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Regimes tributários possíveis para sociedades de advogados

No texto de hoje falaremos sobre alguns regimes tributários  possíveis para as sociedades de advogados e a incidência de impostos e contribuições federais para as mesmas, conforme o regime tributário adotado.  SIMEI  Esse sistema só é possível para profissionais que

Ae382da3 7cdd 483a A845 0d9e688ae283 Contabilidade Em Natal Rn | Blog Azevedo Contabilidade - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Investimentos isentos de Imposto de Renda

Ainda existem muitos mitos sobre aplicações financeiras e impostos que afastam possíveis novos investidores. Muitos ainda se perguntam se serão obrigados a declarar Imposto de Renda (IR) sobre o que investirem. A resposta é depende, nem sempre!  Existem muitos investimentos

E468b212 14d4 499e Ba91 B720390a35a1 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Transação excepcional de dívidas com a PGFN

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 14. 402/2020, de 17 de Junho de 2020. A publicação estabelece novas condições para a transação excepcional na cobrança de créditos administrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Com o objetivo de simplificar os atos normativos de registro…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top