Médicos: Qual A Melhor Forma De Retirada?

Médicos Qual A Melhor Forma De Retirada 3 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A melhor forma de retirada para os médicos nem sempre é tão óbvia assim. Há diversas maneiras e saber qual delas é a mais vantajosa é, de fato, difícil.

Principalmente porque existem vários fatores que devem ser analisados, sendo assim, não é possível dizer de forma abrangente qual é a melhor maneira. É preciso avaliar o caso pontual para saber qual é a melhor opção.

Nesse artigo serão tratadas as formas mais comuns de retirada e como elas funcionam.

Médicos Qual A Melhor Forma De Retirada (1) - Contabilidade em Natal - RN | Blog - Azevedo Contabilidade

Retirada para médicos: pró-labore, empréstimo e venda de bens

  • Pró-labore

Seja para médicos ou para qualquer autônomo, o pró-labore é conhecido como o salário por empréstimo. É uma opção cara, mas a escolha do valor é livre (sendo isso uma vantagem).

Um bom momento para usar o pró-labore é quando houver dinheiro em caixa e, claro, quando tudo estiver acordado entre os sócios. Caso seja uma empresa individual, então só é preciso do “ok” do titular.

  • Empréstimo

Caso haja um sistema de caixa isso é uma grande vantagem, pois os juros serão menores que as opções disponíveis no mercado.

Só é preciso ficar atento à formalização, pois é necessário um contrato. Caso contrário a Receita Federal pode taxar a operação alegando ser uma forma de pró-labore.

  • Venda de bens

Caso não sejam médicos autônomos, há a possibilidade de vender os bens para a empresa.

Mas essa transação é delicada. Os bens não podem ser vendidos para qualquer pessoa e a venda deve fazer sentido à empresa, ou seja, deve ser considerada benéfica.

Se a venda for considerada estranha pela Receita Federal, o caso também pode se enquadrar como pró-labore disfarçado, assim como o anterior.

Retirada para médicos: Transferência de despesas, aluguéis de carros e distribuição de lucros

  • Transferência de despesas para a empresa

Transferir as despesas para a empresa é uma boa alternativa. Com toda a certeza deve haver diversas contas no nome do responsável, como conta de luz, água, dentre outras taxas.

Quando essas contas são pagas com o pró-labore, o valor líquido diminui, ou seja, receberá menos.

Quando essas contas são passadas para o nome da empresa as taxas diminuem e haverá mais dinheiro líquido para ser retirado.

Mas, obviamente, só será possível realizar tal transação se as despesas estiverem no nome do médico. Além disso, é preciso se atentar à transferência de contas.

Algumas não são permitidas, como escola para filhos, combustível caso a empresa não tenha carros, coisas do gênero.

  • Aluguel de carros ou outro bem

Para os médicos que possuem carros em nome da empresa é possível fazer um sistema de aluguel. Caso isso não prejudique os afazeres dos funcionários e da própria empresa, é possível colocar os automóveis para alugar.

É um dinheiro relativamente bom, principalmente se os carros não forem muito usados.

  • Distribuição de lucros

Quem opera pelos regimes “Simples Nacional”, “Lucro Presumido” ou “MEI” podem fazer a distribuição de lucros sem o pagamento de juros.

Mas, para isso, é necessária uma grande disciplina por parte dos envolvidos. Todas a operações devem estar devidamente em dia e atualizadas.

Médicos Qual A Melhor Forma De Retirada (2) - Contabilidade em Natal - RN | Blog - Azevedo Contabilidade

A ajuda de profissionais é fundamental

A retirada por pró-labore e por distribuição de lucros são as mais vantajosas, no entanto, não é possível afirmar isso de forma generalizada.

É imprescindível que haja o acompanhamento de um profissional. O que foi relatado aqui foi um breve resumo das opções e há diversos trâmites envolvidos nessas questões.

Sendo assim, para os médicos – autônomos ou não – que estejam precisando de dinheiro, é fundamental o acompanhamento de um profissional. É necessário que tudo seja feito legalmente e, claro, com o menor juros possíveis.

Conheça a Azevedo Contabilidade!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

45109e88 6a70 491a Aa48 E098d1030a58 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Regimes tributários possíveis para sociedades de advogados

No texto de hoje falaremos sobre alguns regimes tributários  possíveis para as sociedades de advogados e a incidência de impostos e contribuições federais para as mesmas, conforme o regime tributário adotado.  SIMEI  Esse sistema só é possível para profissionais que

Ae382da3 7cdd 483a A845 0d9e688ae283 Contabilidade Em Natal Rn | Blog Azevedo Contabilidade - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Investimentos isentos de Imposto de Renda

Ainda existem muitos mitos sobre aplicações financeiras e impostos que afastam possíveis novos investidores. Muitos ainda se perguntam se serão obrigados a declarar Imposto de Renda (IR) sobre o que investirem. A resposta é depende, nem sempre!  Existem muitos investimentos

E468b212 14d4 499e Ba91 B720390a35a1 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Transação excepcional de dívidas com a PGFN

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 14. 402/2020, de 17 de Junho de 2020. A publicação estabelece novas condições para a transação excepcional na cobrança de créditos administrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

4f58f609 61a3 4ae6 81b4 D39bf053a95e - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Registro Público: Confira as alterações

Com o objetivo de simplificar os atos normativos de registro público de empresas, no dia 1º de Julho de 2020 entrou em vigor novas regras do DREI – Departamento de Registro Empresarial e Integração. De acordo com a nova Instrução

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A motivação dentro de uma empresa é fundamental. Sem o…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat