Ainda existem muitos mitos sobre aplicações financeiras e impostos que afastam possíveis novos investidores. Muitos ainda se perguntam se serão obrigados a declarar Imposto de Renda (IR) sobre o que investirem. A resposta é depende, nem sempre!
Existem muitos investimentos que não pagam imposto sobre o investimento ou lucro. Deixar de investir por conta dos impostos é um engano. E cada dia que seu dinheiro passa parado na conta corrente é um dia a menos de rentabilidade.
Continue lendo esse texto para descobrir quais investimentos são isentos de Imposto de Renda. Vamos te ajudar a conhecer cada um deles para que você escolher com segurança qual a melhor opção para aumentar seus lucros e fugir do leão.
Índice
Ações
Se você tem um perfil de investidor moderado ou agressivo, provavelmente já pensou em investir em ações. Nesse segmento, você está isento de pagar IR se vender até R$ 20 mil em ações por mês.
Caso ultrapasse esse valor pagará 15% de Imposto de Renda sobre os lucros, por isso fique atento. Vale lembrar que se você realizar operações de compra e venda da mesma ação no mesmo dia, estará fazendo uma operação de Day Trade é por isso vai pagar 20% sobre o lucro.
Ressaltando que o benefício da não cobrança de IR não vale para os fundos de ação.
Fundos Imobiliários
Os Fundos Imobiliários, também conhecidos como FIIs, são uma forma de investir em imóveis e em papéis imobiliários de forma indireta. Ou seja, é o jeito mais prático e rentável de investir no mercado imobiliário sem ter que comprar um imóvel.
A popularidade desse tipo de investimento aumentou bastante nos últimos anos. Um dos motivos é a isenção de cobrança de imposto sobre o rendimento mensal gerado por eles, que é depositado todos meses na conta do cotista, como se fosse um aluguel.
Há alguns anos existe o boato de que os FIIs seriam tributados mas até hoje não há nada de concreto sobre isso. Vale ressaltar que caso o investidor queira vender sua parte na cota, a valorização estará sujeita ao pagamento de IR na alíquota de 20%.
Poupança
Conhecida pela grande maioria dos brasileiros, a tradicional Poupança também não sofre tributação e esse é o motivo de tanta gente ainda preferir esse tipo de investimento. No entanto, é válido destacar que ela é a que oferece a menor rentabilidade quando comprada a outros investimentos similares, como o tesouro direto, por exemplo. Leia bastante sobre o assunto, se informe, pesquise, e não use a falta de cobrança de IR para deixar seu dinheiro na poupança.
LCIs e LCAs
Dentro da renda fixa temos a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) , a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e as debêntures incentivadas que também permitem que você lucre sem pagar imposto.
Esses investimentos tem em comum a característica de serem emitidos por empresas que precisam captar recursos para projetos de infraestrutura ou financiamento de obras, que são fundamentais para o crescimento do país.
Antes de decidir em qual rendimento investir é importante que você faça uma comparação correta entre os investimentos que tem tributação e os que são isentos. Existem muitas alternativas que não possuem incentivo tributário e podem ter um retorno ainda melhor do que aqueles que são isentos.
Faça uma análise dos investimentos sem IR, comparando caso a caso, para ter uma carteira diversificada e acordo com o seu perfil.
Precisa de ajuda? Entre em contato com um de nossos especialistas, teremos prazer em recebê-lo e poder ajudar.
Conheça a Azevedo Contabilidade!