Dicas para manter o home office produtivo durante a prevenção do Coronavírus

D4092814 99c1 4b86 8587 092ac8cab52e - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Com o avanço do Coronavírus e seguindo a orientação das secretarias municipais e estaduais de saúde muitas empresas já orientaram seus funcionários para trabalhar de casa, o chamado home office. 

O Ministério do Trabalho também divulgou uma nota ressaltando o papel das empresas para gerir crises na saúde pública e lançou algumas recomendações para os empregadores. Entre elas, chama a atenção a negociação de acordos coletivos para abonos de faltas sem a necessidade de apresentação de atestado médico, a liberação de funcionários para realização de testes para o Coronavírus e a flexibilidade em casos de possíveis atrasos de funcionários, uma vez que em algumas cidades o transporte público está funcionando com número reduzido. 

Diante deste cenário, empregadores e empregados tem buscado alternativas para manter a alta produtividade trabalhando de casa. Preparamos algumas dicas que você pode adotar para manter a disciplina e aproveitar corretamente o tempo de trabalho durante o período de contenção da Covid-19. 

Reuniões por videoconferência e chat online 

O maior desafio do trabalho home office é a comunicação, que não flui da mesma forma que a presencial. Para quem não está habituado com o trabalho remoto, talvez esse seja o maior desafio. Procure fazer reuniões por videoconferência e, caso seja necessário, reúna a sua equipe para breves reuniões para  alinhar tarefas. Outra opção é criar grupos fechados de chat online. Toda a crise é uma oportunidade de aprendizado. A tendência é as empresas tirarem grandes lições desse momento e a longo prazo muitas adotarem o home office. Aproveite para analisar o que funciona e o que não serve para sua empresa. 

Mantenha a rotina normal 

Coloque um despertador com os horários de início e término da jornada. Pare para almoçar como de costume, evitando refeições pesadas. Tire o pijama, estabeleça um local de trabalho dentro de casa, esteja pronto e vestido para uma eventual videoconferência. Tenha em mente que você continua trabalhando, só o escritório que mudou de local. 

Arrume seu local de Trabalho 

Pode ser até mesmo a mesa da sala, desde que você tenha a tranquilidade que precisa para trabalhar. A temperatura do ambiente deve estar agradável e a iluminação deve ser boa, preferencialmente com luz branca. Não esqueça de checar a velocidade da Internet com antecedência e comunique ao seu chefe caso haja algum problema com a rede.

Mantenha o foco 

Para algumas pessoas esse pode ser o maior desafio, pois é fácil se distrair em casa, principalmente se você tem filhos pequenos que também não estão indo à escola. Adote alguns truques como listar tarefas e estabelecer um tempo para concluir cada uma delas. Resista a tentação de checar as redes sociais. Se for preciso, faça log off de sites como Facebook, Instagram e outros. 

Filhos 

Muitas escolas também suspenderam as aulas, ficar em casa também é uma novidade para as crianças. Se esse for o seu caso, procure conversar com os filhos sobre a importância da atividade que está fazendo e a necessidade de não ser interrompido por qualquer motivo. Faça escalas com outras pessoas que morem na sua casa ou quem puder ajudar a monitorar as crianças durante esse período. 

Descubra seu pico de produtividade

Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras preferem a tarde. O trabalho home office te permite ser mais flexível com relação a essa questão. Entenda como você funciona melhor e explore essa dinâmica.  

Paciência e Empatia 

Acima de tudo o mais importante é manter a calma e entender que esse é um período atípico, que envolve questões humanitárias e todos estão se adaptando a uma nova rotina. Uma mudança em um processo de trabalho leva um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. Esteja preparado.

Conheça a Azevedo Contabilidade!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Captura De Tela 2021 07 26 Às 15.53.50 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

RENDIMENTOS DE YOUTUBER CONSIDERAÇÕES GERAIS – PESSOA JURÍDICA

A presente matéria tem por objetivo apresentar informações acerca da atividade de youtuber pela pessoa jurídica, no sentido da constituição, da possibilidade em ser Microempreendedor Individual (MEI) e quanto a tributação de receitas decorrente de operações no mercado interno e

45109e88 6a70 491a Aa48 E098d1030a58 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Regimes tributários possíveis para sociedades de advogados

No texto de hoje falaremos sobre alguns regimes tributários  possíveis para as sociedades de advogados e a incidência de impostos e contribuições federais para as mesmas, conforme o regime tributário adotado.  SIMEI  Esse sistema só é possível para profissionais que

Ae382da3 7cdd 483a A845 0d9e688ae283 Contabilidade Em Natal Rn | Blog Azevedo Contabilidade - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Investimentos isentos de Imposto de Renda

Ainda existem muitos mitos sobre aplicações financeiras e impostos que afastam possíveis novos investidores. Muitos ainda se perguntam se serão obrigados a declarar Imposto de Renda (IR) sobre o que investirem. A resposta é depende, nem sempre!  Existem muitos investimentos

E468b212 14d4 499e Ba91 B720390a35a1 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Transação excepcional de dívidas com a PGFN

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 14. 402/2020, de 17 de Junho de 2020. A publicação estabelece novas condições para a transação excepcional na cobrança de créditos administrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Podcast é uma boa oportunidade de comunicação, com a proposta…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top