Descubra tudo o que pode ser deduzido no IRPF

C32ea891 D183 4dca 8580 Ce52665fc5c1 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

As deduções costumam ser um dos tema que mais causam dúvidas no momento de fazer a Declaração do Imposto de Renda (IR). Não é pra menos, já que esse é um ponto que pode diminuir o valor a ser pago ou aumentar a restituição a receber. No entanto, é preciso muita atenção na hora de preencher as despesas dedutíveis, pois um erro pode fazer com que o contribuinte caia na malha fina da Receita Federal. 

Antes de tudo é preciso saber que existem dois modelos de declaração: o simplificado e o completo. No primeiro não há a possibilidade de deduzir despesas, pois ele já oferece um desconto fixo ao contribuinte. A dedução só pode ser feita por quem optar pelo modelo completo. 

O prazo de entrega das declarações começa no dia 2 de março e vai até 30 abril. Confira as deduções permitidas por lei e os seus limites. 

Saúde 

Os gastos com saúde do contribuinte e seus dependentes podem ser deduzidos integralmente no cálculo do IR. Lembrando que por não haver limite no valor destas despesas, gastos muito elevados é um fator que costuma levar o contribuinte à malha fina. Despesas com saúde incluem: pagamentos de plano de saúde, exames, consultas médicas, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, dentistas etc. Para cada despesa é preciso informar o CPF do profissional ou CNPJ da instituição. 

Educação 

Diferente dos gastos com saúde, despesas com instrução tem um limite individual de até R$3.561,50. Os gastos nesta área estão restritos a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior (graduação e pós graduação) e educação profissional (ensino técnico e tecnológico). 

Gastos com Dependentes 

Se você inclui dependentes em sua declaração do Imposto de Renda pode deduzir até R$2.275,08 por dependente. São considerados dependentes os cônjuges, filhos, companheiros, pais, avós, desde que respeitem as condições estabelecidas como idade e comprovação judicial por dependência. É obrigatório informar o CPF de todos os dependentes a partir de 8 anos de idade. 

Pensão alimentícia 

O valor gasto com pensão alimentícia pode ser deduzido integralmente do seu imposto de renda. Mas atenção: essa regra só vale para quem paga pensão por meio de decisão judicial, acordo homologado na justiça ou por meio de escritura pública. Quem recebe a pensão está sujeito a tributação. 

Previdência Oficial 

As contribuições para a Previdência Social podem ser deduzidas integralmente. A regra vale tanto para quem paga o INSS como autônomo como para quem contribui com carteira assinada.

Previdência Privada 

Se você tem Plano Gerador de Beneficio Livre (PGBL) ou Fundo de Aposentaria Programada Individual (Fapi) pode deduzir o valor feito as contribuições, sendo o mesmo limitado a 12% dos rendimentos tributáveis no ano. Já a modalidade Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) não pode ser deduzida. 

Livro-caixa 

Profissionais que trabalham como autônomo podem deduzir gastos com aluguel do escritório, contas de consumo, material de trabalho, desde que todas estejam no livro-caixa. 

Quem trabalha em casa pode deduzir até um quinto de todos os gastos relacionados a manutenção da residência, incluindo IPTU e pagamento de condomínio. Só não permitidas deduções de reparos e manutenção do imóvel. Tudo, porém, deve constar no livro-caixa.

Conheça o Azevedo Contabilidade! 

 

 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Captura De Tela 2021 07 26 Às 15.53.50 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

RENDIMENTOS DE YOUTUBER CONSIDERAÇÕES GERAIS – PESSOA JURÍDICA

A presente matéria tem por objetivo apresentar informações acerca da atividade de youtuber pela pessoa jurídica, no sentido da constituição, da possibilidade em ser Microempreendedor Individual (MEI) e quanto a tributação de receitas decorrente de operações no mercado interno e

45109e88 6a70 491a Aa48 E098d1030a58 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Regimes tributários possíveis para sociedades de advogados

No texto de hoje falaremos sobre alguns regimes tributários  possíveis para as sociedades de advogados e a incidência de impostos e contribuições federais para as mesmas, conforme o regime tributário adotado.  SIMEI  Esse sistema só é possível para profissionais que

Ae382da3 7cdd 483a A845 0d9e688ae283 Contabilidade Em Natal Rn | Blog Azevedo Contabilidade - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Investimentos isentos de Imposto de Renda

Ainda existem muitos mitos sobre aplicações financeiras e impostos que afastam possíveis novos investidores. Muitos ainda se perguntam se serão obrigados a declarar Imposto de Renda (IR) sobre o que investirem. A resposta é depende, nem sempre!  Existem muitos investimentos

E468b212 14d4 499e Ba91 B720390a35a1 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Transação excepcional de dívidas com a PGFN

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 14. 402/2020, de 17 de Junho de 2020. A publicação estabelece novas condições para a transação excepcional na cobrança de créditos administrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Capacitar os profissionais é essencial para qualquer organização, seja de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top