Como ter um time autogerenciável?

8dc1df1c 36b1 496e Adc8 Fc3e2e20f2bc - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que aconteceria com a sua empresa se por qualquer motivo você precisasse ficar um mês sem trabalhar? Será que ela funcionaria tão bem na sua ausência quanto funciona quando você está presente? Se você já se fez alguma dessas perguntas ou encontra dificuldades nestas áreas hoje, precisa aprender a tornar a sua empresa autogerenciável. 

O que é uma empresa autogerenciável?

Uma empresa autogerenciável é aquela que funciona com pouca intervenção do dono. O proprietário não precisa trabalhar de segunda a segunda, fazendo uma série de reuniões presenciais, para tentar fazer com que sua empresa funcione sem ele. Em uma empresa autogerenciável as diferentes situações que se apresentam ao longo do dia são resolvidas pelos colaboradores, que exercem liderança sobre si, e fazem de tudo para que a empresa se desenvolva da melhor maneira possível. 

Neste sistema de gestão os funcionários são estimulados a encontrarem meios de solucionar os problemas de forma autônoma, com ideias inovadoras. Cada um tem uma visão que no conjunto pode influenciar positivamente o objetivo final. Ou seja, todos estão conectados a uma ação em comum, independente do nível de hierarquia. 

Como chegar nesse modelo de gestão? 

Agora que você já sabe o que é uma empresa autogerenciável, vamos te mostrar como chegar a esse modelo de gestão. Para tornar o seu time autogerenciável você pode utilizar basicamente duas técnicas: o trabalho em equipe e o empowerment. Vamos conhecer um pouco cada uma dessas estratégias e as suas vantagens. 

1. Trabalho em Equipe 

Trabalhar em equipe significa unir forças e se ajudar mutuamente em prol dos interesses compartilhados por todos. Como empreendedor você precisa deixar claro para seu time o que espera deles, pois só assim eles serão capazes de cumprir com qualidade suas tarefas. Para ter um bom trabalho em equipe é preciso criar um ambiente amigável e seguro, para que seu time se torne cada vez mais eficiente e comprometido. 

Algumas das vantagens desta estratégia são: 

  • Melhora na tomada de decisões
  • Menor tempo gasto com pesquisas e investigação 
  • Menor pressão na realização de tarefas duras e difíceis, pois o trabalho é diluído em várias pessoas
  • Aumento considerável da produtividade 

2.  Empowerment (capacitação)

O empowerment ou sistema de capacitação tem como objetivo o melhor aproveitamento dos recursos humanos. Esse modelo de gestão deve ser responsável por criar um ambiente de descentralização dentro da empresa, evitando processos lentos e burocráticos, estabelecendo assim um modelo de gestão mais participativo. 

Para que isso ocorra cada colaborador deve saber exatamente qual a sua função e a sua parcela de participação nos processos da empresa. Simplificando, trata-se de uma cultura de delegação de poder aos funcionários. 

O empreendedor que pensa em utilizar essa tática deve estar pronto para motivar o seu time, reconhecendo um bom desempenho e recompensando resultados. 

Algumas das vantagens do empowerment são:

  • Aumento da motivação e satisfação dos funcionários 
  • Aumento da taxa de retenção de talentos da empresa 
  • Agilidade na implantação de ações 
  • Construção da visão e missão da empresa 
  • Melhoria no ambiente e na sinergia de trabalho 

Agora você já sabe o que é ter uma empresa e um time autogerenciável. Não tenha medo de delegar poder ou valorizar seus funcionários. Pelo contrário, conte com seu time e melhore os processos da empresa.

Conheça a Azevedo Contabilidade!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

45109e88 6a70 491a Aa48 E098d1030a58 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Regimes tributários possíveis para sociedades de advogados

No texto de hoje falaremos sobre alguns regimes tributários  possíveis para as sociedades de advogados e a incidência de impostos e contribuições federais para as mesmas, conforme o regime tributário adotado.  SIMEI  Esse sistema só é possível para profissionais que

Ae382da3 7cdd 483a A845 0d9e688ae283 Contabilidade Em Natal Rn | Blog Azevedo Contabilidade - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Investimentos isentos de Imposto de Renda

Ainda existem muitos mitos sobre aplicações financeiras e impostos que afastam possíveis novos investidores. Muitos ainda se perguntam se serão obrigados a declarar Imposto de Renda (IR) sobre o que investirem. A resposta é depende, nem sempre!  Existem muitos investimentos

E468b212 14d4 499e Ba91 B720390a35a1 - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Transação excepcional de dívidas com a PGFN

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 14. 402/2020, de 17 de Junho de 2020. A publicação estabelece novas condições para a transação excepcional na cobrança de créditos administrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

4f58f609 61a3 4ae6 81b4 D39bf053a95e - Contabilidade em Natal - RN | AZEVEDO CONTABILIDADE

Registro Público: Confira as alterações

Com o objetivo de simplificar os atos normativos de registro público de empresas, no dia 1º de Julho de 2020 entrou em vigor novas regras do DREI – Departamento de Registro Empresarial e Integração. De acordo com a nova Instrução

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
a simples digitalização do documento tem validade jurídica?
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat