Sonha em abrir uma clínica odontológica em Natal- RN mas não sabe como começar?
Uma clínica odontológica irá atuar no mercado através dos serviços odontológicos de manutenção, recuperação e reabilitação, a fim de proporcionar aos seus clientes uma melhora significativa de sua saúde bucal.
Quer saber mais sobre como abrir uma clínica odontológica em Natal, Rio Grande do Norte? Continue lendo.
Índice
Estude o mercado
O segmento de odontologia é um dos que mais cresceu em nosso país, nos últimos dez anos, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Em 2014, o CFO, publicou uma pesquisa referente a saúde bucal, onde revela que nove a cada dez brasileiros informaram ir regularmente ao dentista.
O aumento da utilização de convênios ou planos odontológicos por parte da população, tem contribuído para o aumento dos números de abertura de consultórios e clínicas odontológicas. Uma das grandes apostas deste segmento é a parceria feita entre os profissionais de mesma especialidade, em busca de aumentar assim a quantidade de seus clientes.
Elabore um plano de negócio
Elaborar um plano de negócios para a criação de uma clínica odontológica, possibilitará ao empreendedor uma visão ampla de sua empresa e do mercado no qual irá ser inserida.
No plano de negócios, será detalhado os tipos de serviços prestados, produtos, recursos humanos e estratégia financeira a ser abordada. A segunda parte, será mapear todos os tipos de investimentos em equipamento, material, pagamentos de funcionários.
Como também fazer um estudo do tipo de público você estará buscando e quais são os seus principais concorrentes no mercado.
Separamos para você os pontos principais que devem compor o seu plano de negócio:
- O que é o negócio?
- Quais tipos de produtos ou serviços serão ofertados?
- Quem será o seu cliente;
- Localização da empresa;
- Qual será o faturamento mensal;
- Montante do capital a ser investido;
- Tempo de espera do retorno do capital investido.
Colaboradores
A quantidade de colaboradores contratados ao abrir uma clínica odontológica irá depender exclusivamente do tamanho de seu negócio. Para o início, você pode contar com um especialista, uma recepcionista e um auxiliar.
Para a realização de exames, elaboração de próteses e etc. o profissional pode contar com parcerias feitas com outras clínicas especializadas.
Especialidades
Uma clínica odontológica pode realizar atendimentos por diversas especialidades distintas, como por exemplo:
- Dentística;
- Endodontia;
- Implantodontia;
- Ortodontia;
- Prótese dentária;
- Odontopediatria;
- Dentre outras especialidades.
Documentação necessária
Após ter elaborado seu plano de negócios, estudado seus concorrentes e ter escolhido o local mais adequado para abrir sua clínica odontológica. É chegado o momento de construir seu negócio, dando início ao processo de abertura de sua empresa, podendo ser um pouco complexo e burocrático devido ao processo de análise e de registro em vários órgãos públicos, além de necessitar do registro no Conselho Regional de Odontologia- CRO de Natal.
São documentos obrigatórios para a abertura de toda clínica odontológica: o CRO do cirurgião dentista com pagamento da taxa anual, o cadastro na Vigilância Sanitária de Natal e realizado o pagamento de sua taxa anual como também o cadastro na Prefeitura Municipal de Natal , realizando o pagamento da taxa de localização e de funcionamento.
A partir de então será necessário seguir alguns passos básicos, como:
- Fazer o registro do nome da empresa nos órgãos competentes;
- Verificar se a atividade a ser exercida é compatível com a lei de zoneamento local de Natal;
- Ter o alvará e a licença da Vigilância Sanitária;
- Consultar a situação fiscal;
Para finalizar esperamos, que os pontos que ressaltamos de como abrir uma clínica odontológica possam ter te auxiliado e desejamos sucesso ao iniciar seu empreendimento nesta área.
Gostou deste conteúdo ? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Para ler mais artigos como este, acesse nosso blog! Leia também “Transferência de empregados entre empresas do mesmo grupo”