Business intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, refere-se à infraestrutura processual e técnica que coleta, armazena e analisa os dados produzidos pelas atividades de uma empresa.
BI é um termo amplo que abrange mineração de dados, análise de processos, benchmarking de desempenho, análise descritiva e outras ferramentas de coleta e processamento.
A necessidade de BI foi derivada do conceito de que os gerentes com informações imprecisas ou incompletas tenderão, em média, a tomar decisões piores do que se tivessem informações melhores.
Objetivos do Business intelligence
Assim, o Business intelligence tem como objetivo analisar todos os dados gerados por uma empresa e apresentar relatórios mais fáceis de digerir e de serem analisados, com medidas de desempenho e tendências que permitem melhores decisões de gerenciamento, transformando dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão.
Além da “métrica padrão”, como medidas financeiras, as ferramentas Business intelligence revelam o impacto das práticas no desempenho dos funcionários, na satisfação geral da empresa, nas conversões, no alcance da mídia e em vários outros fatores
Business Intelligence x Big Data
Ao comparar big data x Business intelligence, algumas pessoas usam o termo big data ao se referir ao tamanho dos dados, enquanto outras usam o termo em referência a abordagens específicas da análise.
O Big data pode fornecer informações fora das fontes de dados da própria empresa, servindo como um recurso expansivo. Portanto, é um componente da inteligência de negócios.
Isso significa que os dois diferem basicamente na quantidade e no tipo de dados que eles incluem. Como inteligência de negócios é um termo genérico, os dados considerados parte do BI são muito mais abrangentes do que os que se enquadram na big data.
BI abrange todos os dados, desde relatórios de vendas hospedados em planilhas do Excel até grandes bancos de dados online. Big data, por outro lado, consiste apenas nesse último.
As ferramentas envolvidas nos processos de big data e business intelligence também diferem. O software de BI de nível básico tem a capacidade de processar fontes de dados padrão, mas pode não estar equipado para gerenciar big data.
Como aplicar ferramentas BI em uma empresa e as suas vantagens
- Agilizar tarefas
O software BI permite a geração de relatórios regulares por meio de automatização, o que possibilita aos profissionais dispensar a necessidade de planilhas e programas de processamento de texto em vários casos.
Por exemplo, a ferramenta pode ser utilizada na produção de relatórios semanais apontando as vendas da semana anterior por região geográfica atendida. Essa tarefa seria muito mais demorada se realizada manualmente.
- Aumento da lucratividade
As ferramentas BI podem ser utilizadas em diversos setores para melhorar a lucratividade. Um exemplo simples é na área de estoque. Os setores com um ciclo comercial sazonal pronunciado geralmente acham muito difícil otimizar seu armazenamento.
Para resolver esse problema, algumas empresas apostaram no uso de BI usando técnicas baseadas em sistema de suporte à decisão (DSS) e análise exaustiva dos dados históricos de vendas e inventário de produtos de armazém.
Em muitos casos, os resultados obtidos tornaram possível um redesenho muito mais eficiente e lucrativo de todo o processo logístico e produtivo de armazenamento.
- Detecção e correção de problemas
Existem muitas empresas, afetadas por desvios orçamentários significativos, discrepâncias entre os parâmetros operacionais estimados e as metas estabelecidas.
Uma análise dos objetivos estratégicos da própria empresa por meio de ferramentas integradas a BI (como Balanced Scorecard), pode detectar rapidamente o motivo desses desvios e permitir sua rápida correção.
Independentemente do setor, as ferramentas de Business intelligence podem desempenhar um papel essencial na visualização de dados para discernir informações valiosas.
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