A Contabilidade especializada é realmente algo que deve ser visto como um investimento, nunca como um gasto. O grande problema é que muitos a veem dessa forma.
Ter uma gestão contábil e financeira eficiente é sinônimo de corte de gastos, principalmente quando estamos falando de tributos (que é do conhecimento de todos que não são poucos).
Esse tipo de serviço é necessário para qualquer empreendimento ou empreendedor? Até para dentistas? A resposta é clara: sim. Apenas com um bom setor contábil é possível desenvolver e evoluir.
Contabilidade especializada para dentista
Muitos se perguntam se é realmente necessária a contabilidade especializada para pequenos negócios, como escritórios odontológicos e coisas do gênero.
É comum pensar que esse investimento só é fundamental para grandes empresas e multinacionais, que lidam com grandes fluxos de caixa. Mas isso é um grande engano e essa ideia deve ser desconsiderada.
Qualquer empreendimento, por menor que seja, precisa de uma equipe de contabilidade eficiente. Outro erro comum é o próprio empreendedor se tornar responsável por essas funções.
Além de despender um tempo que deveria ser destinado às funções reais de seu cargo, lidar com questões contábeis e financeiras sem ter pleno conhecimento disso pode se tornar muito perigoso.
No caso dos dentistas, por exemplo, o fluxo de caixa deve levar em consideração o pagamento dos clientes, custo de material (onde, provavelmente, cada compra virá de um fornecedor diferente), aluguel, dentre outras coisas.
Será que existem impostos somente para escritórios odontológicos? Será que há formas de cortar gastos? Essas são questões que devem ser levantadas por uma equipe especializada, a fim de resolvê-las da melhor forma possível.
Quais são os serviços ?
- Planejamento tributário
Essa é uma questão fundamental. Os tributos são cíclicos e mantê-los em dia, assim como o seu planejamento, é imprescindível para saber quais serão as retiradas que deverão ser feitas.
- Fluxo de caixa
O fluxo de caixa pode aparentar ser algo simples, mas um pequeno erro pode comprometer toda a empresa. Deve ser algo muito bem feito e com ferramentas digitais para diminuir a probabilidade de erros.
- Contabilidade fiscal e gerencial
O setor contábil, junto com o financeiro, é imprescindível para o bom andamento das finanças.
- Análise de tributos
Há diversos tributos no Brasil. Alguns deles são obrigatoriamente pagos, enquanto outros possuem determinados casos onde é isento. A contabilidade especializada saberá avaliar cada caso, sempre buscando os menores gastos.
- Planejamento orçamentário
Mesmo sendo algo tão básico, poucas são as empresas ou autônomos que fazem o planejamento orçamentário. Devem ser levadas diversas coisas em consideração para que o plano seja realmente eficiente.
Esses são apenas alguns dos serviços prestados pelas empresas e de contabilidade, sendo atribuídas diversas outras funções.
Ser autônomo ou abrir um consultório para vários dentistas?
Essa é outra questão que deve ser levantada. Ela é muito importante, pois dependendo da situação a margem de lucro irá variar consideravelmente dependendo da escolha.
Esse é mais um motivo pelo qual a contabilidade especializada é fundamental. É necessário avaliar o caso pontualmente para que seja possível encontrar uma resposta correta.
Há casos onde ser autônomo é mais vantajoso, há casos que não! Sendo assim, entrar em contato e fechar com serviços contábeis e financeiros é imprescindível. E, mais uma vez, deve ser visto como um investimento.
Também é importante ressaltar que a contabilidade especializada deve ser mantida – sendo empresa ou como autônomo. É um processo contínuo e apenas com uma equipe sempre a postos é possível desenvolver os negócios e aumentar a lucratividade.