O que aconteceria com a sua empresa se por qualquer motivo você precisasse ficar um mês sem trabalhar? Será que ela funcionaria tão bem na sua ausência quanto funciona quando você está presente? Se você já se fez alguma dessas perguntas ou encontra dificuldades nestas áreas hoje, precisa aprender a tornar a sua empresa autogerenciável.
Índice
O que é uma empresa autogerenciável?
Uma empresa autogerenciável é aquela que funciona com pouca intervenção do dono. O proprietário não precisa trabalhar de segunda a segunda, fazendo uma série de reuniões presenciais, para tentar fazer com que sua empresa funcione sem ele. Em uma empresa autogerenciável as diferentes situações que se apresentam ao longo do dia são resolvidas pelos colaboradores, que exercem liderança sobre si, e fazem de tudo para que a empresa se desenvolva da melhor maneira possível.
Neste sistema de gestão os funcionários são estimulados a encontrarem meios de solucionar os problemas de forma autônoma, com ideias inovadoras. Cada um tem uma visão que no conjunto pode influenciar positivamente o objetivo final. Ou seja, todos estão conectados a uma ação em comum, independente do nível de hierarquia.
Como chegar nesse modelo de gestão?
Agora que você já sabe o que é uma empresa autogerenciável, vamos te mostrar como chegar a esse modelo de gestão. Para tornar o seu time autogerenciável você pode utilizar basicamente duas técnicas: o trabalho em equipe e o empowerment. Vamos conhecer um pouco cada uma dessas estratégias e as suas vantagens.
1. Trabalho em Equipe
Trabalhar em equipe significa unir forças e se ajudar mutuamente em prol dos interesses compartilhados por todos. Como empreendedor você precisa deixar claro para seu time o que espera deles, pois só assim eles serão capazes de cumprir com qualidade suas tarefas. Para ter um bom trabalho em equipe é preciso criar um ambiente amigável e seguro, para que seu time se torne cada vez mais eficiente e comprometido.
Algumas das vantagens desta estratégia são:
- Melhora na tomada de decisões
- Menor tempo gasto com pesquisas e investigação
- Menor pressão na realização de tarefas duras e difíceis, pois o trabalho é diluído em várias pessoas
- Aumento considerável da produtividade
2. Empowerment (capacitação)
O empowerment ou sistema de capacitação tem como objetivo o melhor aproveitamento dos recursos humanos. Esse modelo de gestão deve ser responsável por criar um ambiente de descentralização dentro da empresa, evitando processos lentos e burocráticos, estabelecendo assim um modelo de gestão mais participativo.
Para que isso ocorra cada colaborador deve saber exatamente qual a sua função e a sua parcela de participação nos processos da empresa. Simplificando, trata-se de uma cultura de delegação de poder aos funcionários.
O empreendedor que pensa em utilizar essa tática deve estar pronto para motivar o seu time, reconhecendo um bom desempenho e recompensando resultados.
Algumas das vantagens do empowerment são:
- Aumento da motivação e satisfação dos funcionários
- Aumento da taxa de retenção de talentos da empresa
- Agilidade na implantação de ações
- Construção da visão e missão da empresa
- Melhoria no ambiente e na sinergia de trabalho
Agora você já sabe o que é ter uma empresa e um time autogerenciável. Não tenha medo de delegar poder ou valorizar seus funcionários. Pelo contrário, conte com seu time e melhore os processos da empresa.